Dicas para cuidar de um cachorro

Dicas para cuidar de um cachorro

Entre os animais de estimação, os cachorros estão entre os mais populares. Amigáveis, dóceis e companheiros, eles fazem a alegria de toda a família, ajudam na proteção do patrimônio e são indicados para todas as idades, desde os pequenos até os mais velhos.

Para que a relação entre os donos e seus cachorros seja completa e saudável, alguns cuidados básicos são necessários. Isso fará com que a saúde do cão seja mantida e melhorada e também que os laços de amizade e companheirismo sejam estreitados. Se você adquiriu agora um animal de estimação, conheça algumas dicas para cuidar de um cachorro.

Dicas para cuidar de um cachorro

Alimentação

Alimentar Cão

Item essencial para a saúde do cachorro, a alimentação deve ser dosada e criteriosa. O ideal são as rações próprias para cães, já que elas contêm todas as proteínas, vitaminas e minerais necessários para que o animal tenha força e disposição. Para cães adultos, a ração deve ser dada duas vezes ao dia, e em quantidades suficientes, nem excessivas e nem defasadas.

 

Higienização

Banho ao cão

outro aspecto importante para a saúde canina é a higiene. O cão deve tomar um bom banho no mínimo uma vez por mês e também ser levado a um local especializado para a tosa e limpeza dos dentes e corte das unhas. Essa necessidade varia de acordo com cada raça, e o médico veterinário é o profissional indicado para informar a frequência e os detalhes de cada animal.

 

Passeio

passear cao

Quando o cão é criado em espaços pequenos ou confinados, é fundamental que ele se exercite. Para isso, levar o cão para passear diariamente é suficiente, já que, ao longo do passeio, ele também será estimulado com os fatores externos, o que melhora sua saúde e desenvolve sua capacidade instintiva.

 

Brincadeiras

brincar com cao

Os cães são animais sociáveis e brincalhões, independentemente da raça. Em maior ou menor grau, todos precisam brincar com o dono, correr atrás de bolinhas ou outros objetos ou ainda, brincar com outros cães. Então, não esqueça dessa importante dica para cuidar do seu cão.

 

Visite o veterinário

visitar veterianrio

Dica para cuidar de um cão é leva-lo periodicamente ao veterinário. O ideal é que as consultas sejam a cada seis meses, se nada de diferente ocorrer. No entanto, ao menor sinal de mudança de comportamento ou sinais físicos, leve-o ao veterinário.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *